Receber a notícia de que um familiar foi preso em flagrante é uma experiência angustiante que ninguém deseja enfrentar. E nesse momento de incertezas, cada segundo se torna crucial.
Mas você sabe o que acontece quando alguém é preso em flagrante? Para onde a pessoa é levada? E quais são os próximos passos?
Continue a leitura para entender as etapas que sucedem a prisão em flagrante e a importância de agir rapidamente para garantir a proteção e a defesa adequada do seu familiar.
Entendemos a angústia que você está passando e estamos aqui para ajudar.
O que acontece no momento em que alguém é preso em flagrante?
Na maioria das vezes, a prisão ocorre quando a polícia chega no local ou quando pessoas comuns detêm o indivíduo e pedem ajuda às autoridades.
No entanto, a diferença está no fato de que, no primeiro caso, os policiais chegam para deter e prender a pessoa. Enquanto no segundo caso, a pessoa já está detida e alguém chama os policiais para conduzi-la até a delegacia.
Nesse momento, os policiais buscam entender a situação, conversando com vítimas, testemunhas e até mesmo com o detido.
Infelizmente, aqui surge um grande problema. Casos de abuso por parte dos policiais não são raros, em que ameaças e coações ocorrem para pressionar o detido a admitir a autoria do crime.
Geralmente, o detido está sozinho com os policiais, muitas vezes em um local isolado, e neste momento, não há quem fiscalize os policiais.
É uma situação informal, “por trás das câmeras”, longe dos olhares públicos. Isso pode complicar a situação do detido, já que provavelmente os seus direitos não serão respeitados.
O pior cenário é quando os policiais coagem a pessoa a confessar algo que não fez ou a assumir a posse de armas e drogas que não são suas. Além disso, existem casos de flagrante forjado, onde os policiais “plantam” objetos ilícitos na posse do detido.
Por isso, o ideal nesse momento é que a pessoa esteja com um advogado para garantir que os policiais não cometam nenhum abuso.
Contudo, infelizmente, isso é muito difícil, pois os familiares geralmente só ficam sabendo da prisão quando o seu familiar já foi para a delegacia.
O que acontece na delegacia após a prisão em flagrante?
Quando alguém é preso, geralmente é levado para a delegacia local. No entanto, em alguns casos, os policiais podem levá-lo para outros lugares, por vários motivos, sendo o principal para pressioná-lo a confessar algo.
Se o procedimento correto for seguido, o detido será levado para ser interrogado na delegacia. Além disso, eventuais vítimas e testemunhas também serão ouvidas, se estiverem presentes e for possível.
Esse é o primeiro momento em que oficialmente o preso fala. O escrivão registra o que ele diz, para serem as informações anexadas a um eventual futuro processo.
Imagine ser preso, muitas vezes algemado e agredido, e depois ser levado para a delegacia, onde você se depara com um delegado e vários policiais ao seu redor. É uma situação desagradável, não é mesmo?
Porém, as coisas podem piorar ainda mais. Nesse momento, há muita pressão e nervosismo. Agora, imagine estar despreparado, sem saber quais são os seus direitos e o que os policiais podem ou não fazer.
As consequências disso:
É comum a pessoa presa ser ouvida na delegacia sem saber que tem o direito de ficar em silêncio. Essa informação pode fazer toda a diferença.
A falta de preparo e o nervosismo são a combinação perfeita para que alguém se complique, sendo induzido a dizer o que os policiais mandaram ou até mesmo a assumir algo que não fez.
Isso nunca acaba bem, e a pessoa não se beneficia em nada. Pelo contrário, pode acabar respondendo e até sendo condenada por algo mais grave.
É fundamental que a pessoa detida entenda o que está acontecendo e receba a orientação adequada para saber como agir e o que dizer nesse momento.
Portanto, não permita que seu familiar ou pessoa próxima passe por essa situação. Entre em contato conosco.
Nosso escritório é especialista e tem a experiência necessária para garantir os direitos do seu familiar e orientá-lo nessa situação.
O que acontece depois que a pessoa presa é ouvida na delegacia?
Não pense que tudo está resolvido após o depoimento do detido. Na verdade, esse pode ser apenas o começo de uma jornada complicada.
Depois de ser ouvida, a pessoa pode ser liberada, dependendo do suposto crime pelo qual foi presa.
Em alguns casos, o delegado pode concluir que nenhum crime ocorreu ou optar por liberar a pessoa após a assinatura de um termo circunstanciado ou o pagamento de fiança.
No entanto, essa não é a situação mais comum. Na maioria das vezes, a pessoa detida passa por uma audiência de custódia no presídio.
Se você chegou até aqui, é fundamental entender o que é uma audiência de custódia e como ela funciona, pois é um dos caminhos mais prováveis e comuns após uma prisão em flagrante.
Agora que você tem essas informações, não deixe que alguém próximo passe por essa situação sem o devido apoio.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco, que vamos te ajudar!